Dr. Fabricio Severino

Lesão Condral (Cartilagem): sintamos, diagnostico e tratamento

Lesão condral acomete as cartilagens que recobrem as superfícies articulares, motivo pelo qual também é chamada de “lesão da cartilagem articular”.

É importante salientar que este tipo de cartilagem consiste em uma estrutura de grande resistência e aspecto liso, sendo responsável por cobrir extremidades ósseas das articulações, possibilitando mobilidade sem atrito.

Este tipo de lesão da cartilagem é ocasionado por outras lesões traumáticas, degenerações articulares decorrentes do processo natural de envelhecimento, lesões repetitivas e outros fatores.

Como a lesão condral pode ser classificada:

A classificação do dano sofrido, realizada pelo médico, é importante para determinação do tratamento da lesão condral. Desse modo, tais lesões são divididas nos seguintes grupos:

Lesões parciais:

Acometem somente as estruturas cartilaginosas das articulações.

Lesões totais:

Ocorrem quando há comprometimento ósseo. Nestes casos, podem ser subdivididas em quatros grupos, conforme as classificações da ICRS – International Cartilage Repair Society e da Outerbridge:

Os sintomas da lesão condral:

Estes são apresentados de acordo com a causa da lesão, área afetada e gravidade do caso. Confira o que podem sentir os indivíduos com lesões condrais:

Fatores que causam a lesão condral no joelho, quadril e tornozelo:

Para a determinação das causas deste tipo de lesão, o médico especialista levará em consideração a articulação comprometida. Confira:

Joelhos:

Quadris:

Tornozelos:

Saiba se é possível que ocorra a regeneração da cartilagem:

Para que a cartilagem comprometida seja recuperada, é preciso levar em conta alguns fatores, como as causas, gravidade do caso e a localização da lesão.

Em se tratando de lesões condrais que não sejam tão graves, tratamentos poderão levar a um estímulo da cartilagem, resultando na regeneração dessa estrutura.

Quando as lesões condrais são mais graves ou de grande extensão, o protocolo de tratamento poderá contar com a redução das dores, uma vez que se busca melhorar as funções da articulação afetada. Além disso, o especialista recomendará ações para prevenir com que o desgaste cartilaginoso avance.

Os métodos empregados para diagnóstico de tais lesões:

O diagnóstico representa o primeiro passo para que o paciente tenha sua qualidade de vida restaurada ou melhorada. Algumas das técnicas empregadas são as seguintes:

Tratamento da lesão condral: como pode ser realizado

Para determinar o tipo de tratamento mais adequado, o médico especialista levará em consideração as causas da lesão condral, local em que esta se apresenta, além da gravidade do caso. Conheça algumas técnicas para tratamento conservador ou cirúrgico:

Tratamentos para lesões condrais nos joelhos:

Tratamentos para lesões condrais nos quadris:

Tratamentos para lesões condrais nos tornozelos:

Veja para que casos a cirurgia pode ser indicada:

  1. Em lesões de natureza grave;
  2. Na existência de instabilidade da articulação;
  3. Quando o tratamento conservador não for bem-sucedido;
  4. Para situações de bloqueio articular;
  5. Para casos de osteocondrite dissecante.

Confira de que forma a lesão condral pode ser evitadas:

Sair da versão mobile