Joelho estalando: causas e quando procurar o médico

Assim como em outras partes do corpo, estalos podem ocorrer dentro da articulação dos joelhos. Vale destacar que trata-se de um fenômeno que acontece com grande frequência, sendo inofensivo na maioria dos casos.

É possível, contudo, que esses estalos ocorram juntamente a outros sintomas, como dor, inchaço e dificuldades de locomoção. Nesse caso, é preciso buscar atendimento médico a fim de se esclarecer a situação.

Joelho estalando, o que pode ser

Ligamentos e tendões:

Os estalos no joelho podem ocorrer em face da movimentação de tais estruturas sobre os ossos e outras áreas, levando à emissão de sons peculiares. É importante ressaltar que, em geral, ocorrências desta natureza não são preocupantes, exceto se forem acompanhadas de outros sintomas, como dor no joelho, por exemplo.

Gases:

Dentre os motivos pelos quais é normal o joelho estalar, está a liberação de gases no interior das articulações sinoviais. Quando o indivíduo move o joelho, bolhas de gás pequenas e existentes no líquido sinovial são formadas e dissipadas, gerando o som de estalos.

Traumas:

Os estalos podem estar relacionados a traumas agudos, como lesões nos joelhos. Nesse caso, os sons emitidos acontecem em virtude de danos nas estruturas das articulações.

Desgastes cartilaginosos:

Quando as cartilagens existentes nos joelhos estão desgastadas, estalos podem ocorrer pelo fato dos ossos passarem a se mover de forma mais livre sobre os outros. Tal situação pode ser indicativa de que o indivíduo desenvolveu osteoartrite.

Outras condições:

Determinados estalos são decorrentes de problemas envolvendo músculos e articulações, como a condromalácia patelar e a síndrome da banda iliotibial.

Quando o joelho estalando é condromalácia ou alguma síndrome

A condromalácia patelar é uma das causas dos estalos que ocorrem nos joelhos. Da mesma forma, a síndrome da banda iliotibial também pode desencadear este sintoma. Nos dois casos, os sons emitidos surgem acompanhados de outros sintomas.

Por essa razão, é necessário que o indivíduo esteja atento aos sintomas, consultando um especialista sempre que necessário. Abaixo estão algumas características das duas condições.

Condromalácia patelar:

  • Fatores causadores: Tal condição decorre do desgaste da cartilagem existente na rótula (patela). Dessa maneira, ocorre atrito e consequente irritação na articulação.
  • Sintomas: O indivíduo pode apresentar dores na região frontal do joelho, sensação de crepitação e estalos. Há piora dos sintomas ao subir escadas, realizar atividades físicas e permanecer por longos períodos sentado.
  • Fatores agravantes: Qualquer atividade que aumente a pressão no interior da articulação patelofemoral, como subir escadas e realizar agachamentos.

Síndrome da banda iliotibial:

  • Possíveis causas: A banda iliotibial é um tecido de natureza fibrosa que se insere no osso da tíbia, percorrendo a face externa da coxa. A síndrome é desencadeada quando este tecido passa por inflamação em virtude do atrito que acontece com o osso.
  • Principais sintomas: Esta síndrome, em muitos casos, pode ser associada a dores nas laterais dos joelhos. Os estalos, por sua vez, acontecem ao se realizar extensões ou flexões dos joelhos.
  • Fatores agravantes: Andar de bicicleta, subir escadas, correr e realizar atividades repetitivas de flexão dos joelhos.

Confira em que casos o joelho estalando pode exigir atenção

Quando o indivíduo sente dores, sobretudo persistentes e intensas, os estalos podem não ser inofensivos, principalmente se surgirem outros sintomas. Veja quando é hora de buscar atendimento de um especialista:

  • Lesões anteriores: Caso o indivíduo que apresente estalos no joelho tenha sofrido alguma lesão no passado, bem como cirurgias, é importante que seja atendido por um médico especialista.
  • Piora dos sintomas: Se as dores não diminuírem de intensidade, é necessário procurar atendimento especializado a fim de se averiguar o caso.
  • Instabilidade na região: Em geral, isso pode indicar que há lesão em algum ligamento, como por exemplo, ruptura do ligamento cruzado anterior.
  • Movimentos restritos: Quando o joelho estala e, logo após, ocorre limitação expressiva de movimentação.
  • Edema: Alguns casos de estalos são seguidos de expressivo edema, podendo significar que houve alguma lesão ligamentar.
  • Dores intensas: Nesse caso, o indivíduo sente grande dificuldade para suportar as dores, necessitando ser atendido por um médico.

Como tratar o joelho estalando

Para estabelecer o tratamento para o paciente cujo joelho estala e dói ao ser dobrado, o especialista levará em consideração as causas envolvidas neste processo.

Dessa maneira, a avaliação médica poderá contar com o emprego de exames de imagem, bem como avaliação do histórico clínico do paciente. A seguir estão alguns dos tratamentos que podem ser realizados:

  • Alongamentos: Determinados tipos de alongamentos contribuem para que o indivíduo obtenha maior flexibilidade em tendões e músculos que circundam os joelhos. Desse modo, torna-se possível o alívio da pressão articular e consequente redução de estalos.
  • Fisioterapia: Caso os estalos sejam causados por desequilíbrio ou fraqueza muscular, o tratamento fisioterápico poderá recuperar a força da musculatura em torno dos joelhos, estabilizando as articulações.
  • Tratamento da síndrome da banda iliotibial: Neste caso, é necessário um programa que costuma envolver aplicação de gelo, sessões de fisioterapia, fortalecimento muscular, alongamentos e, em determinados casos, liberação miofascial. O paciente também poderá ser orientado pelo médico a alterar sua rotina de exercícios físicos, evitando sobrecargas na região.
  • Tratamento da condromalácia patelar: Além do fortalecimento dos músculos existentes na coxa, aplicação de gelo e fisioterapia, poderá ser necessário o emprego de órteses. Tais dispositivos são responsáveis pelo realinhamento da patela, uma vez que se busca a redução de atritos na área do joelho afetada.
  • Tratamento cirúrgico: Quando o caso é de maior gravidade, não respondendo adequadamente ao tratamento conservador, a cirurgia poderá ser indicada, seja para reparação ou realinhamento das estruturas articulares comprometidas.
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *