Dr. Fabricio Severino

Distensão muscular: o que é, sintomas, tratamentos e causas

Distensão muscular é a ruptura das fibras musculares e ocorre quando o tendão ou músculo realiza esforço excessivo. A distensão muscular também é conhecida na literatura médica como estiramento muscular. Esse tipo de lesão ocorre quando o músculo é esticado além de sua capacidade.

Comumente a distensão muscular ocorre durante a prática de atividades físicas e esportes, bem como em ações corriqueiras do cotidiano, como levantar algo pesado sem o devido preparo. Quando ocorre a distensão ou estiramento muscular, a pessoa sente dor intensa e fica temporariamente incapacitada de utilizar o músculo afetado.

Partes do corpo que sofrem com a distensão muscular

A distensão muscular pode acometer diferentes partes do corpo que possuam músculos, tais como:

Sintomas da distensão muscular

Ao sofrer uma distensão muscular, a pessoa se queixará de:

Avaliando a gravidade da lesão em uma distensão muscular

A gravidade de uma distensão muscular pode variar, o que afeta diretamente no tipo de abordagem clinica durante o tratamento. Podemos dividir a gravidade de um estiramento muscular da seguinte forma:

Tipos de distensão muscular

A literatura médica classifica a distensão muscular em dois tipos diferentes, que são:

Causas de uma distensão muscular

Há muitas situações que podem dar origem a uma distensão muscular, sendo elas:

Condições subjacentes para uma distensão muscular

Uma pessoa também pode ser acometida com um estiramento muscular devido a doenças já existentes, como a fibromialgia. Além disso, outras enfermidades, tais como diabetes, algumas condições genéticas e distúrbios neurológicos podem enfraquecer os músculos e torná-los predispostos a uma distensão muscular, além falta de condicionamento físico.

Diagnóstico

Além do exame físico e da avaliação dos sintomas, o médico ortopedista poderá solicitar exames de imagem para confirmar ou avaliar a gravidade da distensão muscular. Os exames de imagem que normalmente são solicitados são radiografias (raio-x), ultrassom, ressonância magnética ou exame de eletromiografia.

Tratamento

O tratamento vai depender da gravidade do problema e será recomendado por um médico ortopedista. Em casos mais leves, é comum que o médico indique repouso do membro afetado, bem como a aplicação de compressas frias entre três e quatro vezes ao dia, por até dois dias após a lesão.

O médico também poderá prescrever o uso de anti-inflamatórios e analgésicos para reduzir a dor e pode ajudar a controlar o processo inflamatório. Para melhorar a sensação de conforto durante o tratamento, realizar a elevação do membro afetado também ajuda a amenizar a dor. Essa elevação pode ser feita de diferentes formas, como com o uso de travesseiros ou almofadas.

A depender de cada caso, sessões de fisioterapia podem ser indicadas a fim de garantir o retorno do paciente a sua rotina de atividades físicas o quanto antes, como é comum no caso de atletas profissionais.

Sair da versão mobile