,

Artroscopia do joelho: indicações e detalhes da fase pós-operatória

A cirurgia de artroscopia de joelho é um procedimento minimamente invasivo feito para diagnosticar e tratar problemas na articulação do joelho. Durante a artroscopia, um pequeno dispositivo chamado artroscópio é inserido através de pequenas incisões na pele ao redor do joelho. O artroscópio possui uma câmera na ponta que envia imagens para um monitor, permitindo que o cirurgião veja o interior do joelho em tempo real.

Esse procedimento é comumente usado para tratar lesões de cartilagem, reparar ligamentos rompidos, remover corpos estranhos (fragmentos de osso ou cartilagem solta) e tratar outras condições, como inflamação sinovial (sinovite) ou rupturas meniscais. Uma das principais vantagens da artroscopia no joelho é sua natureza menos invasiva, o que geralmente resulta em menor tempo de recuperação e menor risco de complicações em comparação com as cirurgias abertas tradicionais no joelho.

Saiba no que consiste a artroscopia do joelho

Com o objetivo de se visualizar o interior das articulações, o procedimento é largamente empregado, já que pode ajudar no diagnóstico preciso de diversas condições que afetam os joelhos.

Assim sendo, a artroscopia é um procedimento realizado por meio de pequenas incisões na região do joelho comprometido. Através destas, uma pequena câmera percorrerá as articulações, cujas imagens são transmitidas através de um monitor específico. Para que isso seja feito, é necessário que uma solução de soro fisiológico seja infundida no interior da articulação que será examinada.

Além de seu caráter diagnóstico, este também é um procedimento cirúrgico. Em outras palavras, por meio das incisões é possível que instrumentos sejam empregados para que as estruturas que compõem os joelhos sejam manipuladas, realizando-se as cirurgias necessárias no local.

Artroscopia do joelho, quando este procedimento é indicado

Pelo fato de permitir uma ampla visualização do interior das articulações, as indicações são as mais variadas, tais como:

  • Lesões no ligamento cruzado anterior;
  • Comprometimento de cartilagens e lesões meniscais;
  • Fragmentos nas articulações;
  • Fibrose nas articulações;
  • Sinovite.

Confira se este tipo de artroscopia requer internação hospitalar

Em face das peculiaridades do procedimento, é necessário que este seja realizado em hospital. Após a cirurgia, entretanto, o paciente terá alta no mesmo dia da realização da artroscopia. É importante destacar que este é um procedimento que costuma ser realizado em até 60 minutos.

Caso seja necessária a combinação com outros técnicas, o tempo necessário poderá ser maior.

Como a anestesia é utilizada para a artroscopia do joelho

O tipo de anestesia empregado será adotado conforme a natureza e as dimensões da lesão apresentada pelo paciente. Abaixo estão alguns dos tipos utilizados:

  • Anestesia local: Neste caso, é comum a associação com sedação, a fim de que o paciente adormeça ao longo da cirurgia;
  • Anestesia geral: Realizada por via intravenosa, representa um método seguro, podendo ser empregada tanto para casos mais simples, quanto para cirurgias de grande porte;
  • Raquianestesia: Com aplicação na coluna lombar, possibilita a realização do procedimento em casos de maior complexidade, ou seja, que envolvam ossos e ligamentos. Esta modalidade também é combinada com sedação e possibilita com que as dores sejam melhor controladas nas fases pós-operatórias.

Fique por dentro do período pós-operatório

Diferentemente de outros procedimentos, na artroscopia não é necessário que haja imobilização da região ou emprego posterior de muletas. Em se tratando de procedimentos para casos de menor gravidade, a recuperação pós-operatória implica em repouso por alguns dias a fim de que o paciente retome suas atividades físicas habituais.

Nos casos mais leves, a realização de esforço físico intenso poderá ocorrer em até 6 semanas. Os pacientes que são atletas, entretanto, precisarão de um período de tempo maior, estimado em até 6 meses. Vale ressaltar que a recuperação também estará condicionada ao tipo de lesão apresentada pelo indivíduo.

Conhecida por causar pouca dor, se comparada com outras técnicas, a artroscopia, de modo geral, requer o emprego de bolsas de gelo após sua realização. Se o procedimento for de maior porte, contudo, o médico adotará um protocolo envolvendo anestesia e outras medicações específicas, a fim de tornar a cirurgia e o pós-operatório menos indolores.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *