Artrite no joelho é a inflamação que ocorre em uma ou mais articulações. Essa inflamação gera dor, inchaço e rigidez no joelho do paciente. A artrite pode acometer qualquer articulação do corpo, mas as articulações do joelho costumam ser mais afetadas.
Uma pessoa com artrite de joelho pode ter dificuldade para realizar atividades básicas de seu dia a dia, como subir escadas ou caminhar. Atualmente a literatura médica já identificou mais de cem tipos de artrites, sendo a reumatoide e osteoartrite as mais comuns.
A artrite pode afetar pessoas de qualquer idade, mas a maioria dos diagnósticos é em adultos. Ainda não há cura para a condição, mas há tratamento para garantir a recuperação da qualidade de vida do paciente.
Índice
Tipos de artrite de joelho
Há vários tipos de artrite já identificados pela medicina. Os tipos mais comuns são:
Artrite reumatoide (AR)
A artrite reumatoide é uma doença crônica autoimune. A condição pode afetar simultaneamente todas as articulações do corpo, resultando em enorme dor e desconforto ao paciente. Pode acometer pessoas de todas as idades. Sua origem consiste em o próprio sistema imunológico da pessoa atacar os tecidos saudáveis, dando origem a processos inflamatórios que podem causar inchaço, dor, deformidade da articulação e erosão dos ossos.
Osteoartrite (OA)
A Osteoartrite é a forma mais comum de artrite. Esse tipo da doença surge após um desgaste da cartilagem e quase sempre ocorre em pacientes com mais de 65 anos. Essa artrite de joelho pode estar relacionada com o processo do envelhecimento, mas também pode acometer pessoas mais novas, sobretudo homens que tiveram lesões nos joelhos. Pessoas com excesso de peso também podem desenvolver a osteoartrite em qualquer idade.
Artrite psoriática
Afeta alguns pacientes com diagnóstico da doença dermatológica psoríase. A artrite psoriática pode afetar qualquer articulação e se trata de uma condição autoimune.
Artrite séptica
Se trata de uma infecção articular causada por bactérias ou outros microrganismos que atacam o liquido sinovial do joelho. Precisa de tratamento imediato e uso de antibióticos para combater as bactérias que causam a doença.
Artrite traumática
Pode acontecer em qualquer fase da vida após lesões graves ou de repetição no joelho, como ruptura do ligamento, danos no menisco ou fratura.
Gota e pseudogota
Se trata de um tipo de artrite menos comum, porém responsável por dor intensa. As condições geram o acúmulo de cristais nas articulações, desencadeando uma inflamação dolorosa. A pseudogota produz cristais de pirofosfato de cálcio, e a gota acumula cristais de sódio que, na maioria das vezes, afetam o dedão do pé, mas também a articulação do joelho.
Sintomas da artrite no joelho
Uma artrite no joelho pode ter diferentes causas, mas os sintomas quase sempre são os mesmos, sendo eles:
- Inchaço;
- Dor que varia de leve a intensa a depender do caso ou estágio da doença;
- Sensação de estalos ou atritos no joelho;
- Articulação fraca a instável durante o caminhar;
- Vermelhidão e calor na articulação afetada;
- Deformidade articular, que afeta pacientes em casos mais graves e avançados, fazendo com que haja uma alteração visual na forma do joelho, devido deterioração de cartilagens e ossos.
Diagnóstico da artrite de joelho
Para o médico saber se o paciente tem uma artrite ou outra condição, é necessário combinar a avaliação clínica dos sintomas relatados, análise do histórico do paciente e exames complementares. Além do exame físico, o médico especialista em joelho pedirá exames de imagens, como ressonância magnética e radiografias.
Tratamento para artrite de joelho
Seja qual for o tipo de artrite diagnosticada, o tratamento visa conter a progressão da doença, ajudar a aliviar a dor, e assim melhorar a qualidade de vida do paciente em suas atividades diárias. Para aliviar os sintomas, o médico apresentará um plano de tratamento que varia de acordo com o tipo e estágio da doença.
O tratamento pode conter fisioterapia, exercícios de flexibilidade e fortalecimento, e no caso da artrite séptica, pode ser necessário a drenagem do líquido infectado da articulação, bem como o uso de antibióticos por alguns dias para conter a infecção.
Realizar mudanças no estilo de vida também pode ajudar a diminuir sintomas e melhorar a qualidade de vida. Mudanças como perder peso, no caso do paciente com sobrepeso ou obesidade, retira a pressão sobre o joelho, reduzindo consideravelmente os sintomas da artrite. Joelheiras, palmilhas e bengalas também podem ser indicadas em alguns casos.
Casos mais graves ou que o tratamento conservador não resolve o problema, podem ter como indicação um procedimento mais invasivo ou cirúrgico. Dentre as opções para melhorar a qualidade de vida de quem tem essa doença estão:
- Injeções de Ácido Hialurônico;
- Artroscopia;
- Osteotomia;
- Artroplastia, que consiste na substituição da articulação e só é indicado como último recurso quando todas opções anteriores não são viáveis ou não vão aliviando a dor dessa doença crônica com o passar do tempo.