Derrame articular no joelho (joelho inchado)
Índice
O que é o derrame articular no joelho
A maioria das articulações do corpo humano são envoltas por uma cápsula chamada cápsula sinovial, a qual é revestida em seu interior por uma membrana que, entre outras funções, é a responsável pela produção do líquido sinovial. Esse líquido de aspecto viscoso tem como objetivo lubrificar as estruturas articulares e reduzir o atrito constante entre elas.
Em uma articulação saudável, a quantidade de líquido sinovial varia entre 2 e 3,5 ml. O derrame articular no joelho, que também é chamado popularmente de “água no joelho”, é uma condição em que há um acúmulo desse líquido na articulação, o que aumenta o seu volume para 20, 50 e, em alguns casos, até 100 ml.
Quais são os sintomas do derrame articular do joelho?
Os sintomas mais comuns do derrame articular são o joelho inchado e dores constantes nesta região. Além disso, também é possível que os indivíduos apresentem:
- Dificuldades para movimentar o joelho, principalmente para dobrá-lo;
- Maior sensibilidade;
- Sensação de calor e vermelhidão na articulação;
- Fraqueza da musculatura ao redor do joelho.
O nível de gravidade dos sintomas depende de uma série de fatores, incluindo se há a presença de pus ou sangue, a quantidade de líquido acumulado na articulação e o estilo de vida do paciente. Vale destacar que pode ocorrer movimentos e exercícios específicos que causam inchaço agravado na articulação, os quais devem ser evitados para não piorar essa condição.
Quais são as principais causas do derrame articular no joelho?
Existem várias razões que podem levar ao quadro de derrame articular no joelho, mas de forma geral, a condição é normalmente provocada pelos seguintes motivos:
- Traumas: Pancadas, quedas e entorses são alguns dos exemplos que originam lesões na articulação do joelho. Essas lesões podem evoluir para inflamações e causar o aumento no volume de líquido sinovial dentro da articulação.
- Doenças reumatológicas: Nos pacientes com doenças reumatológicas ou autoimunes, as células de defesa do organismo atacam outras células por confundirem as mesmas com agentes estranhos. Quando isso ocorre dentro da articulação, a membrana sinovial é afetada, provocando o processo inflamatório que desequilibra o volume do líquido sinovial.
- Infecções: O contato de um agente infeccioso, como fungos e bactérias, com a articulação do joelho é capaz de desencadear o derrame articular e infecções graves nessa região, que quando não tratadas, podem inclusive destruir a cartilagem do indivíduo.
- Sobrecarga: O uso excessivo de peso sobrecarregando o joelho durante uma atividade ou exercício físico também é algo que pode provocar inflamações nas articulações, e eventualmente evoluir para o quadro de derrame articular.
Como obter o diagnóstico dessa condição?
O primeiro passo para obter um diagnóstico é procurar um médico ortopedista e informá-lo sobre os sintomas observados. O mais comum é que o especialista realize um exame físico, com o intuito de identificar se existe um derrame articular no joelho do paciente. Esse exame também é importante para detectar se a origem do problema está relacionada com lesões intra-articulares. Após o teste físico, o médico também costuma solicitar alguns exames de imagem, como a ressonância magnética, os quais são úteis para descobrir a gravidade do derrame articular.
Na maioria das vezes, é necessário ainda analisar o líquido sinovial através de um processo de punção articular. Esse procedimento retira uma amostra do líquido e o encaminha para um laboratório para que o seu aspecto seja investigado, incluindo a viscosidade, o volume de células e a presença de proteínas e agentes infecciosos.
A aparência do líquido sinovial varia conforme a condição que provocou o derrame articular. Quando o mesmo possui um aspecto amarelado, a origem costuma estar relacionada à doenças reumatológicas, enquanto colorações esbranquiçadas ou incolor são normalmente ligadas a doenças infecciosas ou inflamações.
Quais são os tipos de tratamento para o derrame articular no joelho?
O tratamento do derrame articular mais indicado para cada paciente depende diretamente da razão que originou o problema. Dito isso, entre os tratamentos mais comuns, estão:
- Remédios anti inflamatórios: Após o exame físico e de imagem, em casos de menor gravidade o especialista pode indicar o uso de medicamentos anti inflamatórios.
- Crioterapia: A crioterapia é feita através do uso de bolsas térmicas geladas, e apresenta resultados satisfatórios no controle do inchaço. Indicado especialmente para os casos em que o derrame articular possui origem traumática, esse tratamento é efetivo para diminuir as dores e conter o processo inflamatório. Isso acontece em função do efeito analgésico causado pelo gelo, o qual alivia as sensações de incômodo na região.
- Repouso articular: Nos casos em que o derrame articular é causado por sobrecarga, o tratamento pode incluir o uso de imobilizadores ou muletas, com foco no repouso da articulação do joelho. Essa medida é importante pois o excesso de esforço no dia a dia pode seguir danificando essa articulação, o que por sua vez, desencadeia o excesso de líquido intra articular.
Antes de adotar qualquer um dos tratamentos mencionados, é fundamental procurar um especialista em joelho e seguir suas indicações médicas.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!